Imagens de câmeras de segurança flagraram um acidente inusitado, na tarde de quarta-feira, no centro de Santa Maria. Uma equipe de agentes de trânsito da prefeitura estava consertando o semáforo, na esquina das ruas Andradas e Serafim Valandro, quando um ciclista descia a Andradas em alta velocidade e foi atingido por um carro. Ele foi socorrido pelos agentes, que chamaram o Samu. Por sorte, o ciclista teve apenas ferimentos leves.
Os vídeos das câmeras mostram o agente de trânsito dando ordem para que o motorista do carro siga reto na Serafim Valandro, mas não fez sinal para o ciclista parar. Ao mesmo tempo, o ciclista desce a Andradas sem reduzir a velocidade e é atingido pelo carro. O homem e a bicicleta são jogados para o alto e caem perto de dois agentes que estavam na calçada.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a equipe de trânsito estava fazendo a operação padrão nesses casos, que foi sinalizar as duas ruas com cones, estacionar no meio da via a viatura identificada, com a escada para consertar o semáforo, e o agente controlando o trânsito.
– Está muito claro nas imagens que o agente está ali, com excelente visibilidade, com viatura bem posicionada e o local bem sinalizado. Nesse cenário que está montado, o mínimo que qualquer condutor deve fazer é reduzir a velocidade, analisar a situação e aguardar a ordem do agente. Mas o ciclista não reduziu a velocidade – afirmou Ponsi.
Questionado se o agente não deveria ter feito sinal de pare para o ciclista, levantando o braço, Ponsi respondeu:– O agente sinalizou para o carro passar. Então, se está liberando a outra pista, eu, como ciclista, tenho de aguardar. O ciclista deveria parar, mas ele não respeitou – afirmou Ponsi.